Na última terça-feira, dia 11/03, o Dr Daniel Bonotto esteve na Associação Brasileira de Odontologia em Curitiba (ABO-PR) ministrando  uma palestra para cirurgiões dentistas sobre as Atualidades das Disfunções Temporomandibulares em pacientes Ortodônticos e Pediátricos.

Esse tema gera muitas dúvidas não só em pacientes como também em colegas dentistas que prestigiaram a aula. É de senso comum relacionar a oclusão (maneira como os dentes se engrenam) com dores na face ou estalos, que são os principais sinais e sintomas das DTM, mas não é tão simples assim! Leia mais sobre isso aqui E quando o paciente está usando aparelho ortodôntico buscando uma oclusão mais equilibrada e alguns sintomas aparecem! E aí? Seria coincidência? “Alguns pacientes toleram mal as modificações da oclusão dentária e desenvolvem uma hipervigilancia, aumentando a atividade muscular e, algumas vezes desenvolvendo dor” Explica o Dr. Daniel Bonotto.

A outra parte da palestra envolvia as crianças. As DTM não são uma entidade exclusiva dos adultos, podem aparecer nos pequenos SIM! Leia mais sobre isso aqui. Quando as crianças aparecem com sinais e/ou sintomas geram preocupação e eles acabam ficando na intersecção entre a odontopediatra e a especialidade de DTM e Dor Orofacial. A aula esclareceu diversos pontos sobre o diagnóstico, fatores de risco e tratamento das DTM nas crianças.